Empreendedorismo no campo - Inovar é preciso!

Empreendedorismo no campo - Inovar é preciso!

25/06/2021

Empreendedorismo no campo - Inovar é preciso!
Empreendedorismo continua sendo um assunto importante, isso porque o empreendedorismo gera impacto positivo para a economia de qualquer país e, quando isso é feito de forma consciente, maiores são as chances do empreendedor contribuir para uma melhora na economia, geração de empregos e inovação para o mercado. No agronegócio não é diferente.

No Brasil o agronegócio é considerado um dos setores mais produtivos da economia, isso se deve muito aos empreendedores que inovaram e tornaram o agronegócio brasileiro uma referência mundial. Prova disso é que, em meio à crise gerada pela Pandemia de Covid-19, o desempenho do agronegócio brasileiro se mostrou forte e superou recordes de produtividade. 

⠀⠀⠀

Mas afinal, o que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Muitos ainda confundem empreendedor com o dono de um negócio. Você sabia que para ser empreendedor não necessariamente é preciso ter um negócio? E que nem todo mundo que é dono de um negócio é um empreendedor?

⠀⠀⠀

Empreender está extremamente ligado a inovação, a identificar um problema e buscar uma solução, muitas vezes de forma criativa!

⠀⠀⠀

Um empreendedor no agronegócio irá identificar problemas e oportunidades ligados ao setor e irão transformá-las em soluções que irão beneficiar o setor e a sociedade em geral. Podem ser serviços, vender produtos, prestar consultoria, criar aplicativos ou softwares. Além de produtos e serviços que irão gerar lucros para as empresas, o empreendedor busca criar uma solução que irá criar valor para a sociedade. Ou seja, suas soluções podem estar associadas à melhoria da vida das pessoas, seja através de novos produtos e serviços ou mesmo de atividades que não visem necessariamente à venda de alguma coisa.

⠀⠀⠀

Além disso, existem os intraempreendedores, são aqueles empreendedores que não necessariamente abrem uma empresa, mas empreendem nas empresas onde são funcionários. Eles são os empreendedores corporativos responsáveis por inovar dentro das empresas onde atuam. Colaboradores com características empreendedoras são cada vez mais solicitados a contribuir para fazer a empresa crescer, alguns colocam as ideias em prática, trazendo resultados às empresas.

⠀⠀⠀

Atualmente, quando tratamos de empreendedorismo no agronegócio, estamos tratando que ecossistemas de startups, empresas inteligentes que utilizam biotecnologia, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). Mas não necessariamente a tecnologia é fonte para empreender e inovar, podemos pensar em novas formas de inserir o produto do agronegócio no mercado, novos processos que podem melhorar a vida do trabalhador rural, ações que podem diminuir o impacto dos negócios no meio ambiente. Neste momento de grandes desafios econômicos e sociais, o empreendedorismo no Agronegócio está cheio de oportunidades, o importante é demonstrar a capacidade de enxergar os problemas em qualquer área ou atividade e, a partir delas, elaborar soluções, transformando-as em um negócio ou melhorando o já existente.

⠀⠀⠀

Empreender está ligado à ação, então precisamos estar atentos aos eventos que ocorrem no ambiente onde estamos inseridos....em muitos casos é o ambiente que acaba apresentando ao empreendedor um caminho para o futuro...é o momento de disparo da fagulha empreendedora! Como diria o professor José Dornelas: “Empreender é o ato de realizar sonhos, transformar ideias em oportunidades e agir para concretizar objetivos, gerando valor para a sociedade.” O agronegócio nos apresenta várias possibilidades de inovar, então vamos empreender?

⠀⠀⠀

Por: equipe Braselio

compartilhar

artigos relacionados

A importância da agricultura familiar no Brasil

27/07/2021

A importância da agricultura familiar no Brasil

A agricultura familiar é responsável pela produção da maioria dos alimentos disponíveis para o consumo da população brasileira. Para Souza...

leia mais